Publicado em 05 de Julho de 2025
Por Ascom Dino Valley
Caravanas dos hubs de inovação do Sertão paraibano participaram do NEON 2025 em Teresina, Piauí
Representantes dos ecossistemas de inovação das cidades de Sousa, Cajazeiras e demais municípios do Sertão paraibano integraram uma caravana que participou do NEON – Nordeste On 2025, promovido pelo SEBRAE nos dias 03 e 04 de julho, em Teresina, Piauí. A comitiva atuou como expositora na Arena Inova Tech, espaço dedicado à apresentação de iniciativas de inovação realizadas nos territórios, e também participou da programação oficial com apresentações de pitch no palco principal, junto a outros ecossistemas de todo o Nordeste.
As experiências levadas ao evento refletem ações de destaque nas áreas de inovação, turismo criativo e empreendedorismo desenvolvidas no Semiárido paraibano, com protagonismo do Hub Dino Valley, de Sousa, e do Caatinga Valley, ecossistema de inovação de Cajazeiras.
Reconhecida nacional e internacionalmente pelo seu patrimônio paleontológico e também por ser a primeira cidade da Paraíba a produzir vinhos finos, Sousa foi representada no NEON pelo Hub Dino Valley. Na ocasião, Juliene Fernandes, Gestora do Ecossistema de Inovação do SEBRAE-PB – Agência de Sousa, atuou como moderadora do painel “Valor que vem da origem: Inovação, identidade e Indicação Geográfica do Nordeste On”, destacando a importância da valorização das raízes e da autenticidade na construção de marcas fortes, além do fortalecimento de produtos com Indicação Geográfica, conectando tradição, inovação e desenvolvimento local.
A participação do Hub Dino Valley no evento foi impulsionada pelo objetivo de fortalecer as conexões entre os atores do ecossistema local, promover a integração com outros polos de inovação do Nordeste, acessar conteúdos atualizados sobre o mercado e conhecer startups que estão transformando suas realidades em diferentes territórios da região.
“A presença no NEON foi uma oportunidade estratégica para mostrar o potencial do Vale dos Dinossauros e articular parcerias que valorizem nosso território e nossa gente”, afirmou Silvonetto Oliveira, turismólogo e representante do Hub Dino Valley.
De Cajazeiras, a participação foi articulada pelos atores do Caatinga Valley, ecossistema de inovação que promove conexões entre universidades, startups, empreendedores, coletivos culturais e instituições públicas. O grupo buscou trocar experiências com atores de outros territórios sobre as transformações de realidades semelhantes à da região de Cajazeiras, a partir da aplicação de tecnologias, da criatividade e da valorização dos saberes sertanejos.
Entre os temas apresentados pelo Caatinga Valley estiveram o fortalecimento das juventudes empreendedoras, as soluções sustentáveis desenvolvidas no contexto da caatinga e a construção de pontes entre inovação e inclusão social.
“Participar de mais uma edição do NEON demonstra que o evento, ano após ano, corresponde às expectativas. É muito conteúdo relevante para os atores que, em seus municípios, buscam o desenvolvimento pessoal e, acima de tudo, do seu território”, destacou o arquiteto Silton Henrique, representante empresarial na hélice .com do Caatinga Valley.
Durante os dois dias de evento, a caravana paraibana marcou presença em painéis, estandes, laboratórios criativos, rodadas de negócios e nas atividades da Arena Inova Tech, além das apresentações de pitch ao lado de outros ecossistemas do Nordeste. A articulação entre Sousa, Cajazeiras e demais municípios da região fortaleceu a ideia de que o Sertão não é apenas resistente, mas também inovador, criativo e protagonista das mudanças que deseja viver.
O NEON 2025 consolidou a presença do Sertão paraibano nos debates e práticas da nova economia, evidenciando que a força da cultura, da ciência e da colaboração são os motores do desenvolvimento regional. Esta ação de conexão entre territórios, atores e ideias é um dos objetivos-chave dos ecossistemas locais de inovação do Sertão paraibano.